Fake News

Músico Neil Young ou podcaster Joe Rogan?

Esta semana vivenciamos mais um capitulo importante na história do Humano no século XXI.

O Roqueiro Neil Young, de 76 anos, protagonizou uma discussão brilhante, no meu ponto de vista, sobre Fake News, deixando claro que estamos no limiar entre perder o controle ou assumir nossos papéis de forma responsável.

Neil Young se posicionou em relação ao podcaster Joe Rogan 54 anos, comentarista de UFC, humorista e apresentador. O “The Experience” é o podcast mais ouvido do Spotify.

 

O que motivou Neil Young a se posicionar e exigir da empresa Spotfy que fizesse a escolha entre um e outro, foi a seguinte declaração feita por Joe Rogan “Se você tem uns 21 anos e diz para mim: ‘Será que eu devo me vacinar?’. Eu digo que não”, Joe Rogan afirmou para seus milhões de ouvintes. Ele disse que se uma pessoa estiver saudável não precisa tomar a vacina.

Joe Rogan também já usou o programa várias vezes para defender medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid.

 

Joe Rogan causa controvérsias não é de agora, mas o que move o mundo capitalista é o dinheiro e vamos combinar que ele sabe fazer isso direitinho. Lógico que a plataforma Spotfy reconhece esse talento e fez a sua escolha.

 

Mas o que é Spotfy? É uma empresa que presta serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming de música mais popular e usado do mundo. Em julho de 2019, contava mais de 232 milhões de usuários ativos, incluindo 108 milhões de assinantes pagantes. Ou seja, o alcance é imenso e envolve muito dinheiro.

O Spotify pagou segundo informações do “Wall Street Journal”, mais de US$ 100 milhões pela exclusividade do podcast de Joe Rogan, que atrai em média 11 milhões de ouvintes em seu programa.

 

A minha primeira reflexão sobre a polêmica foi em relação ao uso da tecnologia ,a nosso favor, de forma ética.

A outra reflexão, foi sobre “talento” que cada um de nós possui e como o estamos utilizando.

 

Bom, o que move o mundo são as perguntas, não acham? Então, qual a questão que está em jogo? Eu acho que no caso de Joe Rogan, são os 11 milhões de ouvintes que seguem o programa, dando a ele a certeza do poder.

 

Existem, por outro lado, movimentos que tentam de alguma forma nos levar a reflexões sobre o assunto.

Desta forma quando eu olho para todos os movimentos que foram feitos pelo Rotary durante a pandemia, utilizando os recursos tecnológicos para de alguma forma acolher todos e não deixar ninguém para traz, eu tenho a sensação muito boa de que o BEM se sobrepõem ao MAL.

 

Nós Brasileiros temos um desafio gigante pela frente, 2022, ano de eleições! Momentos definidores para nós e para o mundo, já que sabemos que o universo está interligado. Que tenhamos clareza e autonomia para realizarmos nossas escolhas com o olhar para o TODO.

 

Mas qual a relação do tema sustentabilidade e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com toda essa polêmica? Eu poderia enumerar muitas coisas mas vou resumir:

 

Não existe futuro se não tomarmos as decisões certas no presente;

Não há salvação para o ser humano, se ele não for HUMANO;

Não teremos nenhuma possibilidade se não respeitarmos a ciência, se não olharmos com humildade e responsabilidade para todos os pontos que permeiam os 17 Objetivos do desenvolvimento Sustentável, em que a ética, o respeito pela diversidade, a preocupação com a proteção e a restauração da natureza, a erradicação da pobreza, entre outros temas, se coloca como regra para nossa permanência por aqui, na nossa casa “TERRA”.

 

O meu desejo é que tenhamos o discernimento para podermos distinguir e não permitir Fakes News, que tenhamos condições de escolha lúcida e que principalmente tenham elas o olhar necessário para o TODO.

“ Só dará certo, se formos todos juntos, não podemos deixar ninguém para traz”.

Rolar para cima